SEO: 10 truques fáceis para conseguir links

SEO Link building

Existem três pilares do SEO. Um é ter grande conteúdo. O segundo é ter um site que mostra esse conteúdo de forma rápida e legível (on-site optimization). O terceiro é ter links a apontar para nós (off-site optimization).

O propósito de cada sítio na web é ter visitas. É com visitas que se dá a conhecer marcas e produtos, que se gera receitas com anúncios ou se faz vendas de produtos e serviços. O ideal é ser o destino recomendado pelo Google para determinada pesquisa, mas há outras formas. A imediata é ter publicidade paga. Assim dão visibilidade ao produto/serviço e os interessados fazem uma visita. Claro que isso pode ter custos, por isso o melhor é ter gente que nos recomenda gratuitamente. Gente cujos sites ligam ao nosso quando se lhes fala do tema que dominamos.

Esses links são um dos parâmetros utilizados para ordenar opções numa página de resultados de pesquisa por isso quantos mais e melhores links tiverem, mais visitas por pesquisa terão. Também existem links maus, por isso muito cuidado com quem vos recomenda. Diz-se que até a má publicidade é publicidade, mas ser recomendado por pessoas duvidosas faz de nós duvidosos.

1. Antes dos links

Não adianta ter visitas se não tiveres nada para mostrar. Ter um site apresentável e com algum conteúdo é o ponto de partida. Meia dúzia de páginas é o suficiente como amostra do tipo de conteúdo. Para as etapas mais à frente um mínimo de vinte é ideal.

O site também vai precisar de estar no Google Search Console, de ter um robots.txt e um sitemap. Dessa forma garantes que o Google sabe que o site existe e tudo o que lá está para acesso público. Se isso for demasiado técnico, deixa para depois e fala comigo.

2. Links fáceis

A forma mais fácil de conseguir um link é criá-lo. Esse novo site estar nas redes sociais com os campos “site oficial” e “descrição” preenchido é meio caminho andado para ser conhecido. Facilita as partilhas, associa a palavras-chave e a palavra chega aos amigos. Escolhe bem em que redes faz sentido estares com este novo projecto.

E porque os clientes mais fáceis de conquistar são os que já se tem, se tiveres algum blog, lembra-te de avisar que escreves num novo sítio e descrever as diferenças. Porque devem os teus seguidores seguir o novo blog e como se distingue do antigo? Estes links são os alicerces de tudo. Se não tiveres um blog, pede aos teus amigos que escrevem sobre temas semelhantes. Se os entendidos no assunto dizem que há uma nova autoridade na Internet, quem quer saber disso vai estar atento.

3. Comentários generalistas

Depois de os teus espaços estarem a funcionar para o novo site, chega a altura de encontrar outros sites que possam ajudar. Este sistema não tem ganhos imediatos, mas é fácil e ajuda muito. Quando deixares comentários num blog, preenche o campo que pergunta qual é o teu link. Se o comentário foi de auto-promoção, é logo apagado como é óbvio, mas se for relevante, o proprietário deixa ficar. É mais um link.

Atenção que uma página com muitos links dá poucos créditos a cada um deles. E os links em comentários normalmente são identificados como irrelevantes para motores de busca. Só que está lá e alguém, algum dia, vai clicar.

4. Comentários da especialidade

Melhor só se o corpo do comentário for sobre o tema e referir uma página do teu site que trata o mesmo tema. Se uma pessoa tiver chegado àquele artigo procurando informação e o comentário estiver dentro do tema e apontar para um artigo semelhante, é muito provável que seja clicado. Mais uma vez, o link só vai ficar por lá se fizer sentido no âmbito do artigo. Nada de inventar.

5. Troca de links

Agora que já conheceste alguns blogs semelhantes e promoveste o teu espaço nas redes sociais, deves ter feito contacto com os grupos de bloggers. Principalmente LinkedIn e Facebook têm comunidades de bloggers que se promovem. A maioria das vezes são antros onde cada um faz a sua auto-promoção sem querer saber dos outros, mas há grupos melhores, com temáticas próprias, e é frequente arranjarem formas de se ajudarem.

A mais simples é com uma lista de blogs amigos, ou blogs relevantes para determinada temática. A que dá mais trabalho e mais retorno é rever os artigos já publicados e tentar encaixar links relevantes no texto. Como o proveito é para o destinatário, assegura-te que a outra pessoa sabe o que faz e terá o mesmo esforço contigo. Ou diz-lhe directamente em que artigo um link para ti ficaria bem.

6. Mostrar conhecimento I

Novamente, não adianta ter um site que ninguém conhece. Para se ter um destino que as pessoas querem visitar, é preciso mostrar credenciais. Para isso há duas formas. Uma delas é ir partilhando conhecimento em sites partilhados. Refiro-me à Wikipedia onde podes editar páginas para as enriquecer. Ao fim de algumas dezenas de páginas vai aparecer uma onde o teu artigo seria uma excelente referência para acrescentar. E como a Wikipedia é um site de boa reputação e todos os links das referências são validados, ter um link aí vale muito. Colocar links não adequados é imediatamente desfeito por outras pessoas e danifica a reputação do editor por isso só podes colocar links para artigos relacionados e que estejam muito bem escritos.

Outro site muito útil para isso é o Quora onde as pessoas colocam questões em busca de respostas. O Quora tem um algoritmo para saber que temas nos interessam. Mostra respostas e pede ajuda a responder dentro dessas áreas. Nos temas que dominas, podes dar uma resposta breve e referir o artigo onde essa mesma questão está mais explorada.

Por exemplo, este artigo escrito em Agosto é o perfeito complemento para uma resposta que dei em Abril sobre como aumentar as visitas a um site. Claro que assim que possível, fui editar a resposta para a melhorar e incluí o link.

7. Mostrar conhecimento II

Se não quiseres criar um perfil nestes sites e estar sempre a ver como podes contribuir, porque não contribuíres uma só vez para sites e blogs? Há sempre gente disposta a receber artigos de autores convidados.

Nesse caso estás a ceder o teu tempo e conhecimento (e um artigo que podia estar no teu site) a outra pessoa, mas alargas a área de influência. Ganhas visibilidade entre os seguidores desse site.

Fazer um artigo gigante com três mil palavras e dez links de referências é perfeito. Contudo, não é a única forma de conseguires essas vagas. Por vezes há artigos que pedem elementos para uma lista. Se tens um blog de culinária e alguém quer “as dez melhores receitas de bacalhau”, podes contribuir com uma muito boa. E deixar o link para a tua secção de receitas com bacalhau.

Nem sempre tem de ser diretamente relacionado. O proprietário do site até deve preferir ter visões diferentes e complementares. Para participar em artigos como “rotinas saudáveis para começar o dia”:

  • um nutricionista faz comentários sobre o que não pode faltar num pequeno-almoço equilibrado. Aponta para o seu site de receitas onde aceita marcação de consultas;
  • o personal trainer diz que exercícios físicos fazer ao sair da cama. Aponta para a página de marcações;
  • o blog de maternidade diz o que se deve ter pronto antes de acordar as crianças. Com o link para a categoria Crianças;
  • o blog melómano recomenda um programa de rádio para ouvir na viagem de carro;
  • alguém recomenda podcasts para se ouvir em viagens de metro e autocarro;
  • ….

Dá para encaixar artigos muito variados. Isso demora menos tempo (costumam ser 150 a 300 palavras) e não se sacrifica um artigo bom inteiro, mas também dá menos visibilidade porque o palco é partilhado.

8. Trazer conhecimento

Que tal fazer o inverso? De mesma forma que ao escrever para outros lhes estás a dar o teu conhecimento em troca de um link, se os outros escreverem para ti, o teu espaço ganha conteúdo de qualidade. E vai ser promovido pelo(s) autor(es) chegando a mais gente.

Para conseguires autores de qualidade precisas de ter um site já com algum estatuto. Quem anda nisto há algum tempo não vai perder o seu tempo a escrever para um site que não dará visibilidade. Se o site ainda não for reputado, tem pelo menos de transparecer profissionalismo e que será de referência num futuro próximo.

9. Conquistar links

Sejamos honestos, depender dos outros é uma trabalheira. Mas há uma forma de melhorar o sistema de troca de links para funcionar a nosso favor. Se tiveres uma ideia genial em que todos queiram participar.

Por exemplo “vamos todos fazer uma refeição vegan”, “vamos todos fotografar a nossa praia de infância”, “quem tem o mais louco ritual de aniversário”?

As outras pessoas vão fazer um post no seu blog com um link para aquele artigo onde o desafio foi lançado. Toda a visibilidade que esses posts tenham vai ser redireccionada para o artigo original. Se esse artigo tiver links para todos os posts, a visibilidade que cada um tem de volta será mínima. Mas quantos mais participarem melhor para o grupo.

Se o conseguires distribuir no tempo, facilita a vida dos intervenientes e aumenta o interesse.

Um exemplo de muito sucesso foi o “6 on 6” do Viver a Viajar onde mensalmente 6 bloggers fotografavam um tema comum. Com um número razoável de participantes, um espaçamento confortável entre publicações e links de todos para todos, é o formato ideal. O que ganhou a autora de especial? O link acima. Todas as referências a este projecto vão acabar por ir dar a um só artigo num só blog.

Também podem ser desafios que vão rodando por várias pessoas. Como o canal SyFy fez no seu desafio blogger-a-week onde todas as semanas um blogger diferente só via esse canal. O canal foi falado em vários blogs da especialidade, ganhou audiências e não teve qualquer custo com semanas consecutivas de promoção.

10. Moderação

Obviamente no início terás muita vontade de fazer tudo isto, só que depois a preguiça e a falta de ideias ganham. Por isso é importante definir algumas regras.

Frequência de publicação. Para ter conteúdos, é fundamental ter uma agenda e um tempo reservado para escrever. É melhor fazer um artigo por semana todo o ano do que dez na primeira semana e depois desaparecer. Claro que isso depende de muitos factores e se for um passatempo não pode tirar tempo ao resto, mas é importante saber que se tem a obrigação de dar conteúdo relevante e perceptível.

O Google desconfia se tiveres muitos links de repente. Por isso, sejam comentários ou links em outros sites, não exageres. Fá-lo regularmente e de forma natural para não cansares nem as pessoas nem as máquinas.

Quanto a links vindos de outras pessoas, se o puderes controlar agendando quando cada um publica, excelente. Se não tiveres controlo sobre isso, vai adiando os que controlas para dias menos bons.

 

Espero que esta lista seja tão útil que deixes um link para este artigo sempre que te perguntem como conseguir links. Porque se o conteúdo tiver qualidade, os links surgem.

Agosto 16th, 2018 Por