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A Solução para a Escassez de Talentos em TI

A Solução para a Escassez de Talentos em TI

Existem vários desafios que as empresas de TI enfrentam no presente. Embora as ameaças de cibersegurança pareçam ser a principal preocupação, e todos saibamos que mudanças regulatórias (em relação à privacidade, IA, IoT e outros) podem surgir a qualquer momento, existem três problemas que nunca parecem desaparecer:

-Capacidade de infraestrutura;

-Avanços tecnológicos;

-Escassez de talentos.

Olhando com atenção para cada um desses problemas, temos sempre uma solução.

Capacidade de infraestrutura

À medida que o volume de dados e a demanda por capacidade de computação continuam a aumentar, empresas de TI mais pequenas podem enfrentar desafios ao escalar a infraestrutura para atender à demanda. Isso pode resultar em problemas de desempenho, indisponibilidade do serviço e outros problemas que podem afetar negativamente a experiência do cliente.
A solução é migrar para a nuvem. Mesmo que eu não seja um fã de uma transição irrefletida para esse modelo, para alguns tipos de produtos a elasticidade da nuvem e a camada extra de segurança são a resposta óbvia.

Avanços tecnológicos

A tecnologia está em constante evolução, e as empresas de TI precisam acompanhar todas as novas tecnologias e tendências, e decidir se elas representam uma ameaça ou uma vantagem para o negócio. Isso pode ser um desafio significativo, especialmente para empresas menores que podem não ter os recursos para investir em investigação e desenvolvimento.
A solução é ficar atento aos relatórios de pesquisa de mercado para conhecer as tendências e casos de uso que possam estar relacionados ao negócio principal ou a problemas específicos que serão enfrentados num futuro próximo.

Escassez de talento

A escassez de trabalhadores qualificados na indústria de TI deve estar para durar. Isso complicará a missão de encontrar e reter o talento certo. As empresas podem querer desenvolvedores sénior, com provas dadas e um histórico de sucesso para manter. Mas a concorrência por eles é enorme. Existe uma escassez de talentos, e a procura é alta.
Não direi que as empresas precisam melhorar benefícios porque os RH consideram benefícios, coisas a que não dou valor. Para mim, o principal fator de atração está em fazer o que o marketing faz. Em vez de tentar encontrar um talento sénior contra toda a concorrência, têm de mergulhar no oceano azul. Encontrar os júniores. Ninguém lhes dá uma oportunidasde, portanto são mais fáceis de captar e ficarão gratos.Desde que sejam tratados corretamente e recebam aumentos justos com base na experiência acumulada, permanecerão mais tempo do que os séniores.
Eles também estão ansiosos para aprender e não descartarão uma nova tecnologia como uma ameaça à sua senioridade, porque essa senioridade é de 0 anos.

Contratar e reter talentos na indústria de TI pode ser especialmente desafiador, mas empresas que priorizam o engagement dos funcionários, a diversidade e a inclusão, estarão melhor posicionadas para atrair e criar talentos de primeira linha. Mesmo que eles depois saiam, a empresa terá uma reputação de ser um ótimo lugar para começar e que trata bem os colaboradores. Isso tornará a atração de outros talentos mais fácil.

Como melhorar o desempenho

Os desenvolvedores júniores são um valioso canal de talento, mas também requerem mais suporte e orientação para alcançar o seu máximo potencial. Aqui ficam algumas estratégias que as empresas podem usar para melhorar o desempenho dos seus desenvolvedores juniores.

Fornecer treino e orientação

Uma das formas mais eficazes de melhorar o desempenho de desenvolvedores é fornecer-lhes um mentor. Isso pode ajudar os júniores a aprender novas habilidades e desenvolver a sua base de conhecimento, e os mentores podem fornecer orientação, feedback e apoio para os ajudar a superar as dificuldades. O treino pode assumir muitas formas, como cursos on-line, workshops ou treino on-the-job, mas um programa de mentoria ajudará muito a acelerar o crescimento.

Definir objetivos e expectativas claras

Definir objetivos e expectativas claras é essencial para que os júniores entendam o que é esperado e o que precisam alcançar. Esses objetivos devem estar alinhados com os objetivos da equipa para que eles sintam que a sua pequena contribuição tem um impacto real no resultado da empresa. Eles devem começar com projetos internos, pois esses não são vistos pelo cliente – diminuindo o dano à reputação causado por prováveis erros – mas contribuem para a integração do novo colaborador, apresentando os processos existentes e os principais stakeholders.

Fornecer feedback regular

Assim que um júnior posta no LinkedIn que encontrou um emprego, todos os recrutadores tentam ir buscá-lo. Fornecer feedback regular é vital por duas razões. Uma é para reconhecer a sua existência. Dizer que sabe que eles estão lá e o que estão a fazer. Faça-os sentirem-se valorizados, dedicando tempo ao plano de crescimento deles. A segunda razão é porque quando você ajuda os júniores a entender como se estão a portar, eles veem que ainda têm muito a aprender no emprego atual. Um feedback bom e regular não só melhorará o desempenho, mas os tornará comprometidos com a empresa.

Definir oportunidades de crescimento

Se na entrevista pergunta “onde se vê daqui a 3 anos”, deve ser capaz de fornecer uma resposta a isso. Onde o vê em um, dois e três anos? Explicar os caminhos de carreira comuns ajuda os júniores a definir metas de longo prazo para a carreira. Oferecer oportunidades de mudança internas ou conselhos sobre especializações pode ajudar os júniores a desenvolver novas habilidades e ganhar experiência valiosa. Isso aumenta o envolvimento e a satisfação no trabalho dos juniores.

Reconhecimento e Recompensas

Reconhecer um bom desempenho faz com que qualquer pessoa se sinta valorizada e motivada a continuar a ter esse ou melhor desempenho. É claro que não é suficiente dizer “bom trabalho”. Momentos bons e menos bons devem ser registrados e usados na avaliação global (para decidir sobre bónus e promoções), mas pequenas vitórias podem ser recompensadas no momento. Um e-mail para a empresa a explicar o que acabou de acontecer ou permitir que a pessoa aproveite o resto de um dia ensolarado, entre outras recompensas, ajudam os membros da equipa a sentirem-se apreciados, integrados e aumentam o compromisso e a motivação no trabalho. Faça isso com frequência (quando merecido) e eles ficarão para sempre.

Em conclusão, as empresas de TI que investem no desenvolvimento dos seus júniores provavelmente verão melhorias no seu desempenho. Treino, expectativas claras, feedback regular e reconhecimento são algumas das estratégias básicas que as empresas devem usar para apoiar o crescimento e desenvolvimento de seus novos membros. Só assim as empresas podem construir uma entrada fiável de talentos para atender às demandas desta indústria em constante evolução.

Apaixonado pelo Cinema desde pequeno, cientista de computadores desde quando isso era só para geeks, a OutSystems diz que sou "most valuable professional" e, desde 2018, um empresário. Blogger desde 2003 e a alojar sites desde que percebi que nenhum empresa atingia as minhas expetativas.

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