Mentoria e Empoderamento de Mulheres em Tecnologia
Como posso ser um melhor mentor?
Ser um grande mentor é muito mais do que apenas ter anos de experiência. Requer muitas capacidades interpessoais (que nem sempre são comuns no mundo das TIC) e um compromisso genuíno com o sucesso dos mentorados. Aqui ficam algumas dicas:
Escutar: Tens de estar disposto a ouvir as preocupações e objetivos do mentorado. Pergunta e mostra-te disponível para discussões entre iguais, sem impôr o teu ponto de vista ou dizer “porque eu é que sei”.
Ser um modelo a seguir: Age como um exemplo de profissionalismo, ética e respeito na indústria. Ser o modelo de uma pessoa é o emprego mais difícil que se pode ter. Falhar a quem nos vê como referência pode fazer essa pessoa mudar de carreira.
Estabelece Expectativas Claras: Define expectativas claras para o relacionamento de mentoria, incluindo metas, cronogramas e métodos de comunicação.
Oferece orientação e promove a autonomia: Encoraja o mentorado a ter iniciativa e tomar decisões. Em vez de fornecer as respostas, orienta para encontrar soluções próprias. Isso promove o pensamento crítico e a independência. O objetivo é capacitá-lo, não controlá-lo.
Ser flexível: É fundamental reconhecer que cada mentorado é único, com necessidades e objetivos diferentes. E reage a métodos de ensino diferentes. Adapta o teu estilo de mentoria para atender às necessidades específicas de cada indivíduo.
Partilha experiências e lições aprendidas: Conta histórias pessoais de desafios e superações para inspirar e ilustrar conceitos. Não tenhas receio de mostrar onde falhaste ao longo do percurso que te levou ao sucesso.
Incentiva o feedback: Promove um ambiente onde o mentorado se sinta à vontade para fornecer feedback sobre a mentoria. Essa franqueza ajuda ambos a melhorarem o relacionamento no futuro.
Mentoria de Mulheres para Mulheres
A mentoria de mulheres por mulheres é particularmente eficaz na indústria de tecnologia por várias razões.
Identificação: As mentoras podem partilhar experiências e identificar-se com os desafios específicos que as mentoradas estão a enfrentar no mundo da tecnologia que ainda é um mundo de homens. Por muito bem intencionado que um homem seja, não é uma mulher.
Inspiração: Ver outras mulheres bem-sucedidas na indústria vai inspirar as mentoradas e mostrar que o sucesso está ao seu alcance. E ver uma mulher que dedica o seu tempo para ajudar outras, faz com que a mentoria escale.
Promoção: Uma mulher que seja mentora está a provar ter capacidade para trabalhos de liderança e de valorização dos recursos com quem trabalha. Ao trabalhar com mulheres está a aceder a um recurso sub-aproveitado onde é mais fácil encontrar talento e portanto terá maior taxa de sucesso.
Segurança: Uma mentora não só ajuda a criar uma rede de contactos e procurar empregos recompensadores, mas a localizar pessoas e empresas que respeitam e fomentam oportunidades para mulheres.
Como posso encontrar uma mentora?
Encontrar o mentor certo pode ser um passo crucial para o sucesso. Todavia, na indústria de tecnologia há poucas mulheres, logo são mais difíceis de encontrar. As melhores formas são:
Eventos e Conferências: participando em eventos tecnológicos e conferências, é provável encontrares outras mulheres com uma carreira semelhante à que procuras.
Plataformas Online: Utiliza plataformas online, como LinkedIn ou grupos de discussão em tecnologia, para te ligares a possíveis mentoras. Existem plataformas específicas para mulheres como Geek Girls Portugal, Portuguese Women in Tech (nacional), Women In Tech (global), e muitos outros onde mulheres profissionais se encontram e evoluem juntas. O meu favorito, As Raparigas do Código, não é tanto uma comunidade de profissionais. É dos poucos que se foca no ensino. Principalmente crianças, mas também tem uma forte componente para reconversões de carreira. Ou seja, quem está lá, está mesmo para ajudar e te fazer evoluir. Acho que para primeiro passo, é isso que deves procurar.
Programas de Mentoria: Muitas empresas e universidades oferecem programas formais de mentoria, onde o departamento de pessoas, de felicidade ou de alumni descobre a mentoria certa para cada colaborador/aluno. Nem que seja aleatório, já têm algo em comum para desbloquear a conversa. Neste caso pode não ser uma mentora a não ser que peças especificamente isso.
Publicar comentário